Monumento às Nações Indígenas, situação atual - 2010

No ano de 1992, o artista plástico goiano Siron Franco, criou e construiu, numa região do Cerrado, próxima à Goiânia, um memorial aos povos indígenas. Batizou-o de Monumento às Nações Indígenas.
Trata-se de um conjunto de 500 blocos prismáticos de concreto de 2,30m de altura, plantados em um vazio circular recoberto de brita com 3.700m2 de área. Cada uma destas colunas é suporte para elementos relacionados à cultura indígena como réplicas e fragmentos petrificados de objetos diversos, ou inscrições, ou desenhos, ou baixos-relevos, ou objetos de arte plumária protegidos em vitrines. Como lápides cinzentas, guardiãs da memória, estas colunas desenham sobre o solo, também cinzento, os contornos de um impressionante mapa do Brasil, que só é percebido ao se observar a obra do alto.

A obra "se foi" por causa do vandalismo que não foi combatido pela prefeitura e/ou Estado. Agora os moradores da região usam a obra para fazer caminhadas e praticar exercícios físicos, mesmo sem nenhum tipo de segurança.

Comentários

  1. muito legal, muito bom, adorei isso , mudou minha vida COMPLETAMENTE, bjs galera do 2º B

    ResponderExcluir

Postar um comentário