Configurando o sudo no Linux - Fedora

Muitos usuários do Fedora gostam de administrar o seus sistemas sem que para isso seja necessário se conectar como root. Isso é possível através do comando sudo. A ideia básica por trás do sudo é muito simples: executar comandos com privilégios de outro usuário. Em particular, executar comandos com privilégios de root sem que para isso não seja necessário se conectar como root.
Ok, então vamos conceder esses privilégios ao seu usuário. Há duas formas de fazer isso: a maneira conhecida e a maneira adequada.

A maneira conhecida

Essa forma parece ser a mais difundida pela Internet. Abra um terminal e logue-se como root (sim, seu usuário ainda não possui privilégios de root). Após isso, execute o comando abaixo substituindo "seu_username" pelo seu nome de usuário.

# echo 'seu_username ALL=(ALL) ALL' >> /etc/sudoers

ATENÇÃO: Execute esse comando somente uma vez e exatamente como se encontra acima, exceto pelo seu nome de usuário. Qualquer coisa diferente poderá lhe trazer mais problemas do que soluções. O /etc/sudoers é um arquivo de configuração no sistema, que contém informações sobre quem pode executar comandos com privilégios de root.
Feito isto, você já poderá utilizar o comando sudo com seu usuário normalmente.

A maneira adequada

No Fedora há um grupo chamado wheel. Este é o grupo de todos os usuários no sistema que tem permissões para executar comandos com privilégios de root através do comando sudo. Sendo assim, não é necessário editar nenhum arquivo para ter esses privilégios. Basta simplesmente adicionar o seu usuário ao grupo wheel. Para isso, execute o comando abaixo substituindo "seu_username" pelo seu nome de usuário.

# usermod -G wheel -a seu_username

Simples assim. Talvez seja necessário reconectar pra que essas alterações passem a valer. Para ver uma lista dos grupos que você pertence, basta executar o comando groups num terminal: 

 $ groups 

 É isso. ;)

Fonte: Viva o Linux

Comentários