Subtipos de Bull Terrier

Entre os Bull Terriers há quatro importantes e aceitáveis subtipos da raça: Bull, Terrier, Dálmata e Misto. O subtipo ideal e o qual a maioria dos criadores procura alcançar é o subtipo Misto. Os subtipos inaceitáveis são: Borzoi: alto e corpo magro, cabeça longa, fina e frágil; Corgi: demasiado curto de pernas e geralmente rechonchudo e desajeitado; Fox Terrier: demasiado leve na sua constituição para ser um Bull Terrier.
  1. BULL

    Destaca-se pela sua forma compacta, a largura óssea, a sua força, o seu crânio e face, o tórax amplo e pelos quartos traseiros, a curvatura das costelas e profundidade do corpo. Contras: sem angulações nos ombros, pescoço curto, joelhos e jarretes sem angulações e as restrições nos movimentos que estão associadas a estas características. As frentes podem ser muito boas ou muito más e existem tendências para prognatismo. Normalmente não são exemplares de boa qualidade, mas os exemplares bons são impressionantes pela sua força e poder.

  2. TERRIER

    É o oposto do subtipo Bull e destaca-se pelas suas linhas definidas, musculatura bem marcada, geralmente têm costas curtas, boas frentes, bom pescoço e ombros e com membros posteriores que combinam harmoniosamente com o resto. As cabeças neste subtipo são geralmente de contornos limpos, não tão fortes como as do subtipo Bull e com pequenos olhos e orelhas dando-lhe uma expressão intensa. Muito alertas e alegres, com movimentos muito corretos, sendo muito bons para exposições. Consideram-se de fraca qualidade os que lhes falta força e poder, por vezes tendem a ser mais leves de ossos, peito estreito e ausência de curvatura nas costelas. Encontramos exemplares de elevada qualidade especialmente nas fêmeas.

  3. DÁLMATA

    Menos comum do que os outros dois subtipos destaca-se pela sua forma, com boas frentes, melhores pernas e pés, pescoço longo e ombros bem posicionados para trás. Geralmente têm bons quartos traseiros, e alguns dos melhores movimentos são encontrados neste subtipo. As cabeças normalmente são muito longas, de contornos limpos com a pele bem ajustada, com boa qualidade. Faltas: pernas longas, comprimento das costas incorreto, pouca curvatura das costelas (costelas planas), cabeça demasiado estreita devido ao excessivo comprimento do focinho e caudas compridas. Em geral, é um subtipo defeituoso que tem a aparência de Hound. Um bom exemplar pode ser imprescindível para melhorar a qualidade da reprodução.

  4. MISTO

    Tem algo de cada um dos três anteriores, mas nada muito marcado. Este pode ser um pouco menos pesado do que o subtipo Bull, mas com mais qualidade, um pouco menos ágil do que o subtipo Terrier, mas com muito mais força e substância, e talvez menos elegante que o sub-tipo Dálmata mas muito mais compacto e imponente. Este subtipo é o mais próximo do estalão e é o mais fácil de criar. É importante lembrar que o Bull Terrier é em primeiro lugar e acima de tudo mais um Bull do que um Terrier. Um Bull Terrier, sem substância e força não é um bom Bull Terrier, não importa quão bom é seu movimento.

Comentários